sábado, 5 de outubro de 2013

Por Que Mulheres Inteligentes Se Apaixonam Por Homens Idiotas? - http://divadiz.com/

É fato, meu bem! Toda mulher inteligente em algum momento da vida já se apaixonou por um idiota. Ou melhor, toda mulher inteligente já se apaixonou por alguns idiotas ao longo da vida. Eu fico NUDE, mas é a mais pura verdade! E sempre que uma mulher inteligente percebe que isso aconteceu mais uma vez, ela se sente a mulher mais estúpida do mundo, e se pergunta milhares de vezes: Por que mulheres inteligentes se apaixonam por homens idiotas? Esta pergunta ecoa em sua mente sem cessar, mas, como parece um dos grandes mistérios do universo, para o qual não existe resposta, depois de um tempo – curto ou extenso -, de uma inevitável dor de cotovelo – leve ou intensa – somada a uma atordoante ressaca moral, a pergunta se cala e a mulher volta a agir como um ser pensante. Porém, como a sua pergunta não foi respondida, não houve uma lição clara, e sem lição, não houve aprendizado. E assim, mulheres inteligentes permanecem suscetíveis a caírem de amores por homens idiotas.
Embora uma resposta precisa seja impossível, como qualquer explicação sobre o comportamento humano, vão aqui algumas teorias de porque mulheres inteligentes se apaixonam por homens idiotas, que podem ao menos contribuir para que elas identifiquem fatores que podem conduzi-las a situações de risco. Porque nessa vida, minhas lindas, viver já é um risco por si só!

A Síndrome dos Contos de Fada
A Síndrome dos Contos de Fada acomete praticamente todas as mulheres vida afora. E é uma síndrome bastante difícil de ser curada, tendo em vista ter sido forjada na infância, momento decisivo de construção de crenças, e ser repetidamente alimentada ao longo do tempo, por todo um arsenal cultural, que passa por livros, filmes, novelas, revistas…
A grande maioria das mulheres foi criada ouvindo ou lendo contos de fada. Salvo poucas exceções, a estrutura narrativa do conto de fada é bem simples: uma mocinha/princesa, um vilão, um salvador/príncipe. Vamos analisar os contos de fada clássicos:
  • Cinderela: uma moça maltratada, uma madrasta má, um príncipe.
  • Branca de Neve: uma moça envenenada, uma madrasta má, um príncipe
  • A Bela Adormecida: uma moça adormecida, uma madrasta má, um príncipe
  • A Bela e a Fera: uma moça encantadora, uma feiticeira, e uma fera (que vira príncipe)
  • A Princesa e o Sapo: uma moça boa, uma feiticeira, e um sapo (que vira príncipe)
Todas essas histórias tem em comum uma idéia de amor que supera qualquer obstáculo. Um amor capaz de ver além das aparências, de vencer até a morte. Um amor perfeito, que, se não for impossível, é extremamente improvável encontrar. Uma história, por si só, surreal! Mas é essa a primeira idéia de amor que recebemos. E ela vai além: mais que perfeito, esse amor é eterno, sacramentado com o “…e viveram felizes para sempre”.
Esses contos de fada, que serviram como importante instrumento ideológico para adestrar mulheres de gerações ainda mais patriarcais, quando o espaço feminino se resumia ao espaço doméstico, quando manter o matrimônio era um “dever” da mulher, ainda hoje são perpetuados e causam distorções significativas na sua maneira de viver relacionamentos.
As mulheres não são mais ou exclusivamente “donas de casa” e “mães de família”, trabalham, podem ser independentes financeiramente, administrar grandes negócios… Mas não se quebrou a base cultural que as leva a acreditar que, mesmo quando tudo indica que não, algo mágico pode acontecer e fazer um romance dar certo. Como o sapato de cristal, ou apenas um beijo… Elas ainda almejam o amor perfeito, ainda acreditam que ele possa ser real e acontecer com todas. Em nome desse sonho, enxergam do outro apenas o que interessa ver, perdoam tudo, pensam que o outro pode ser salvo, resgatado, e que a derradeira recompensa será o amor esperado…
É preciso resistir à tentação de acreditar nos contos de fada. Eles são histórias, lindas histórias, mas apenas isso. No mundo real contemporâneo, no mundo da sociedade do espetáculo, do amor líquido, tudo é efêmero. O “felizes para sempre” nunca existiu, e, atualmente, dura ainda menos do que durava algum tempo atrás. As pessoas, especialmente os homens, estão mais egoístas, superficiais, insensíveis.
Então, páre e reflita: você pode estar querendo transformar um idiota em um príncipe encantado.
—————
Não perca, em breve, a continuação dessa série que poderá mudar a sua vida, aqui noDiva Diz!
Texto de Lya Quadros, do O Que Eu Não Disse, adaptado para o Diva Diz
A Armadilha do Instinto Maternal

Ao contrário da Síndrome dos Contos de Fada, que é um fator social, o instinto materno é um fator natural. Na essência, somos animais. Desenvolvemos a razão, mas ainda sofremos a ação dos instintos, e o instinto materno é um dos mais fortes presentes na natureza.
Alguns tipos de homens despertam nas mulheres esse instinto de maneira inconsciente. A mulher fica inclinada a cuidar dele, a orientá-lo e a dar o melhor de si para ele, como faria com um filho. Uma impressão de fragilidade a atrai, como se ele precisasse dela para se encontrar, uma sensação de que ele não pode, nem vai ferí -la. Aloka!
Mas isso não é verdade! É apenas uma armadilha do seu instinto… Por mais frágil que pareça, nenhum homem precisa de uma mulher para sobreviver, e eles sempre podem nos machucar. E, quase sempre, acabam fazendo isso sem dó, nem piedade. Filhos são ingratos, não é mesmo?
E mais: relações entre mães e filhos são relações tensas. Ao mesmo tempo que reclama por atenção, o “filho” não quer se sentir aprisionado. Ao mesmo tempo que deseja ser compreendido, ele tem atitudes que te irritam. Ele quer você por perto, mas não perto demais…
Então, pense bem: você pode estar querendo ser a “mãe” de um filho que não é seu. Acho que muito mais interessante, é você brincar com o filho dos outros! Se jogar bonita nos braços do filho já criado de outra pessoa, deixando pra lá todo o drama desse chatíssimo instinto que você deve guardar para os seus filhos biológicos.
O Desequilíbrio dos Gêneros na Sociedade Capitalista

Está nas estatísticas. Há muito mais mulheres do que homens na maioria das cidades do mundo. Tal desproporção, aliada a outros elementos, causa o fenômeno que os teóricos capitalistas denominam “lei da oferta e da procura”. Se a procura é grande e a oferta pequena, logo o “produto” em questão, devido à escassez, será supervalorizado.
Ou seja, quanto mais mulheres disputarem o mesmo homem, mais ele se sentirá melhor e melhor. E, obviamente, se sentirá no direito de escolher aquela que for adequada naquele determinado momento. E esse momento será breve, porque sempre haverá uma mulher mais bonita, ou mais interessante, ou apenas uma mais nova, para que ele experimente…
Percebem que, para as mulheres, “a lei da oferta e da procura” gera o resultado inverso? Se a procura é pequena, e a demanda é grande, o “produto” fica desvalorizado. Isso estimula a seleção, pelos mais diversos critérios, e a rotatividade, pela simples facilidade de acesso…
Assim, as mulheres se tornam “objetos” dispensáveis, vulgares. Um desequilíbrio natural, aliado à carência feminina, as leva à condição de “coisas” sem importância.
Então, analise: Você pode estar agindo como uma mulher qualquer. E se você se comporta assim, é assim que você será vista.
—–
E  não perca, na próxima semana, a terceira parte dessa série que já está dando o que falar (e pensar!).
Texto de Lya Quadros, do O Que Eu Não Disse, adaptado para o Diva Diz
O Charme dos Idiotas

Os idiotas, via de regra, são charmosos. Eles têm os mais variados perfis, mas sempre têm algo que nos desperta a atenção. Seja um olhar atrevido, um sorriso tímido, uma boa conversa, ou uma maneira de beijar como se fosse a última coisa que ele fosse fazer antes de morrer… Arrepio só de pensar em beijos desse tipo! Ai, ai! Tudo envolvido por uma aura de confusão e mistério, como se seus atos fossem inconscientes, como se eles não soubessem bem o que estão fazendo…
Mas eles sabem, meninas! Sabem ser encantadores. Na verdade, eles sabem que não precisam de muito esforço para lhes conquistar, tendo em vista que estão pré-dispostas a se deixar encantar por quem demonstrar um mínimo de boa vontade…
Por isso, qualquer gesto é interpretado como uma prova de interesse genuíno, mesmo quando vem acompanhado de outros que o contradizem… Acreditam nas suas boas intenções, ainda que o alerta de perigo acenda a luz amarela (muitas vezes, é a luz vermelha que pisca incessantemente!)…
Quando um homem não é idiota, ele não dá sinais ambíguos. Ele não comete atos falhos, para em seguida se desculpar. Ele não parece confuso. Ele não se auto-justifica ou auto-flagela para escapar das suas responsabilidades.
Então, observe: O histórico dele inspira confiança? As atitudes dele não despertam dúvidas?
Como Identificar Um Idiota

Existem idiotas de vários tipos. Na verdade, eles se multiplicam a todo instante. São como Gremlins, meu bem! Se identificar no “candidato” mais que cinco das atitudes abaixo, provavelmente ele é um idiota.
  • Ele acabou de sair de um relacionamento;
  • Ele fala da ex com regularidade;
  • Ele quer ser amigo das ex;
  • Ele te compara à(s) ex;
  • Ele não consegue se desligar do passado;
  • Ele não assume a idade que tem;
  • Ele se coloca pra baixo;
  • Ele sente pena de si mesmo;
  • Ele demonstra estar confuso;
  • Ele diz que não merece você;
  • Ele não consegue ficar um tempo sozinho longe de você;
  • Ele sai com os amigos quando você está doente;
  • Ele diz que tudo está acontecendo muito rápido;
  • Ele se demonstra empolgado demais muito rápido;
  • Ele é carinhoso demais;
  • Ele diz que gosta de coisas sérias, mas não assume o relacionamento;
  • Ele fica incomodado pelas pessoas saberem do relacionamento;
  • Suas palavras não combinam com suas ações.
Como Evitar um Idiota

O idiota tem um jeito manso de se aproximar. Ele começa devagar, como quem não quer nada. Porém, se você abrir uma brecha, ele vai tomando espaço na sua vida. Quando você se dá conta, ele já é uma presença constante. No início, isso pode não parecer ruim. Mas essa capacidade que ele tem de marcar presença acaba por aumentar a possibilidade de você se envolver, porque sugere que ele quer muito você na vida dele.
Então, duvide: se ele se aproxima de você como amigo, e depois demonstra outro interesse, provavelmente ele está apenas com tesão.
Como Se Recuperar, Depois De Se Envolver Com Um Idiota

Nem sempre é fácil se recuperar depois de se apaixonar por um idiota, porque os idiotas abalam a sua auto-estima. Eles tragam as mulheres para uma relação cheia de altos e baixos, momentos de euforia e momentos de depressão. Fazem você se sentir a mulher mais especial do mundo para, logo depois, te fazerem sentir como a mulher mais descartável do universo.
Então, prenda-se ao fato de que ele é um idiota, e de que idiotas não merecem seu sofrimento. Siga a sua vida, e não se comporte como ele, como uma idiota. Vá em frente, se recomponha, cure seu orgulho ferido, cuide de você mesma.
E, quando conhecer outro homem, releia esta série e tente verificar friamente se você não está se entregando de novo a um idiota. Afinal, agora você já tem algumas teorias, e você é uma mulher inteligente, que vai da teoria à pratica, minha cara!
Bônus

Queridos leitores,
Acho que convém esclarecermos algumas “cositas”. Como o próprio texto diz, ele não dá uma resposta, nem “a” resposta, ele aponta alguns fatores que pesam para que mulheres inteligentes se envolvam com homens tipicamente idiotas ou que sofram de idiotice relativa – aquela que os acomete numa fase da vida – ou seletiva – que ocorre apenas em algumas relações (no último caso pode ou não haver colaboração da mulher).
Defino como mulher inteligente aquela que sabe o que quer e o que não quer, e que sabe, na maioria das vezes, diferenciar uma coisa e outra. É claro que se apaixonar por um idiota não é exclusividade das mulheres inteligentes. Mas antes de serem seres pensantes, elas são mulheres, e os fatores apontados dizem respeito às mulheres de maneira geral.
Pois bem, um dos comentaristas disse que parto das premissas de que homens idiotas não são inteligentes e mulheres inteligentes não são idiotas. Muito pelo contrário. Homens idiotas podem ser muito inteligentes. E mulheres inteligentes podem se tornar muito idiotas ao se apaixonarem por eles, por bloquearem as pistas que indicam a elas o que está errado, sendo que a idiotice da parte deles pode ser proposital ou não, pode ser fruto de confusão, medo, insensibilidade, astúcia ou ter vários outros motivos.
Quando diz algo como: “se a mulher for inteligente ela não vai querer um idiota ao seu lado, isso seria burrice” – Bingo! Agora você acertou! É isso que acontece. As mulheres inteligentes ficam temporariamente burras. E “Por que isso acontece?” é a pergunta subentendida. A série aponta prováveis causas desse “apagão” da inteligência feminina.
Outra questão colocada por um leitor foi que se isso já aconteceu com a mesma mulher várias vezes, o problema é da mulher. Também concordo! Por isso o texto não se chama“Por que alguns homens são idiotas?” ou “Como transformar um idiota em um cara legal”, e sim “Por que mulheres inteligentes se apaixonam por homens idiotas?”. Como diria a sabedoria popular, “persistir no erro é burrice”. Por que sabemos tomar as melhores decisões em outros assuntos, mas nos equivocamos tanto em nossa vida afetiva? Tentamos entender, e quem sabe contribuir para a quebra de padrões ultrapassados, de repetições de comportamentos femininos prejudiciais. Se o problema é nosso, vamos resolvê-lo!
Sobre o tema “semelhantes se atraem” – isso daria uma teoria à parte. Às vezes é verdade, às vezes não. Certamente uma mulher idiota pode atrair um homem idiota. Mas você já deve ter tido um amigo inteligente e legal que se apaixonou por uma mulher que foi uma idiota com ele, não? Do mesmo jeito, uma mulher inteligente e legal pode se apaixonar por um cara e ele ser idiota com ela. Infelizmente para nós, parece mais comum que isso aconteça. E é isso que buscamos compreender aqui. Por que as mulheres caem mais nessa? É uma questão de primeira ordem para nós, de autopreservação.
Quanto às prováveis características de um idiota, cabe complementar:
- Ele acabou de sair de um relacionamento – em princípio e isoladamente, isso não quer dizer nada. Mas dependendo da história anterior, pode aumentar a possibilidade dele não estar preparado para outro.
- Ele não consegue ficar um tempo sozinho longe de você – sem fazer alguma bobagem.
- Ele se demonstra empolgado demais muito rápido – nem sempre é, mas pode ser sinal de uma certa instabilidade. Do mesmo jeito que se empolga rápido, ele pode desempolgar.
- Ele é carinhoso demais – isso é ótimo, é o sonho da maioria das mulheres. Mas colabora pra desviar nossa atenção dos “pecados” deles. “Ah, mas ele é tão fofo. Não, ele não faria isso.” Não é um pensamento comum nesses casos?
Ou seja, as características devem ser avaliadas em conjunto e dentro de cada contexto.
É bom dizer também que não pretendo fundar nenhuma seita, não sou filiada a nenhum movimento feminista, e meu texto não é científico, nem jornalístico. É apenas o resultado de algum pensamento a respeito do tema. Mesmo assim, faço duas observações: sobre a questão do instinto materno não existir, essa é uma das controvérsias do meio acadêmico-científico. Ainda que o instinto natural de proteger seja influenciado por variáveis sócio-psicológico-culturais, não se pode afirmar que ele não exista. E acho que podemos dizer que é mais raro encontrar mulheres sem essa “tendência” materna do que o contrário. Já quanto aos dados estatísticos sobre a quantidade de homens e mulheres, o CENSO 2007 aponta uma quantidade maior de mulheres do que de homens nos Estados no Rio e São Paulo, por exemplo. E, embora a diferença seja pouco significativa a princípio, não podemos esquecer que ela leva em conta apenas o gênero do indivíduo, desconsiderando variáveis como a orientação sexual.
Pra finalizar: Eu sabia que muitos poderiam considerar isso tudo papo de mulher ressentida e desencantada. Eu, como quase todas as mulheres, já passei por essa situação. Já me iludi, já insisti, já sofri, já chorei… mas não desisti dos homens! Eu sei que há muitos caras legais por aí, prontos para serem encontrados, que merecem uma chance.
E acho que esses caras não se preocupariam com esta série, porque eles não tem nada a perder. Ao contrário. Evitando os idiotas, as mulheres inteligentes deixarão o caminho aberto para os caras legais que existem no mundo.
Então, garotas, o recado é: analisem a situação e o seu próprio comportamento!
Aos homens legais: parabéns, vocês encontrarão mulheres incríveis e saberão ser e fazê-las felizes!
Aos idiotas: Nunca é tarde e tudo tem conserto! Se você não quer um dia olhar para trás e pensar que perdeu uma grande mulher e a oportunidade de ser muito feliz porque foi um idiota, deixe de ser agora mesmo! Pode ter um cara legal aí dentro…
Da Bruxa Má do Norte (rs) ou uma mulher como tantas outras

POR Stanford / Diva Diz / Lya Quadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário