segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Hatsune Miku (cantora virtual) - Vocaloid


Hatsune Miku é na verdade, uma boneca holográfica 3D extremamente realista que aparenta uma garota de 16 anos que está fazendo um sucesso enorme no Japão e logo logo no mundo, sua voz é sintetizada com um sistema chamado de “Vocaloid“..invenção de japonês mas especificamente da Yamaha.


A “menina” pula, canta, interage com a plateia e se comporta como uma cantora normal, mas quando a câmera se aproxima, a mágica é revelada em inúmeros pixels coloridos. A tecnologia usada pela Crypton Future Media é um popular software chamado Vocaloid, com o qual o usuário pode criar músicas que são interpretadas por personagens eletrônicos. Isso quer dizer que não existe uma cantora por trás da voz de Hatsune Miku, e sim um programa de computador!


O sucesso da cantora holográfica foi tão grande que os shows da sua turnê estão sendo lançados em uma coleção de Blu-rays e DVDs.





Vocaloid é um software de síntese de voz desenvolvido pela Yamaha Corporation que permite que o usuário sintetize canções apenas digitando a letra e melodia.

História do Desenvolvimento

Yamaha anunciou seu desenvolvimento em 2003, e em 15 de janeiro de 2004, Leon and Lola, o primeiro software foi lançado. Não foi lançado como um produto Yamaha, mas um pacote de softwares de Vocaloid Singer Libraries foi desenvolvido por terceiros, e incluía o software Vocaloid da Yamaha. Leon, Lola, e Miriam (Miriam usando a voz de Miriam Stockley) foram lançados pela Zero-G Limited, enquanto Meiko (lançado em 5 de outubro de 2004 e usando samples vocais da cantora japonesa Meiko Haigo) e Kaito foram lançados pela Crypton Future Media. Em janeiro de 2007, a Yamaha anunciou uma nova versão do software , Vocaloid2, com vários grandes melhorias na usabilidade e qualidade de síntese. Zero-G e outros produtos anunciados alimentado pelo motor de um novo software no início de 2007. PowerFX lançou o pacote Vocaloid2 primeira em junho de 2007, um produto chamado Inglês Sweet Ann. Logo em seguida, em agosto de 2007, quando lançou Crypton Hatsune Miku, a primeira de uma série de japonês vozes Vocaloid 2 caracteres. O segundo pacote Kagamine Rin / Len foi lançado em 27 de dezembro de 2007 e a edição atualizada "act2" foi lançado em julho de 2008. O primeiro Vocaloid 2 produto da Zero-G, Vocaloid Prima, uma voz Inglês clássicos, foi finalmente lançado em 14 de janeiro de 2008 no Reino Unido e 22 de fevereiro de 2008 no Japão. Ele foi originalmente agendado para lançamento na primavera de 2007. Prima foi apresentada na Feira NAMM 2008; O terceiro produto da Vocaloid 2 Crypton, Megurine Luka, foi colocado à venda em 30 de janeiro de 2009, ela é o segundo bi-lingual produto Vocaloid, mas o primeiro a ser capaz de cantar em Japonês e Inglês.

Álbuns e Singles



É vendido no Japão e também nos Estados Unidos os CDs com as personagens da Vocaloid, em que alguns dos cantores mais populares cantam, entre eles: Miku Hatsune, Luka Megurine, Len Kagamine, Rin Kagamine, e alguns outros. Nem todos os vocaloids tiveram algum CD. E há mais de 200 CDs feitos.


Jogos



O primeiro jogo do Vocaloid, foi lançado em 2009, chamado Hatsune Miku: Project Diva, um clássico musical, parecido com o jogo OSU. Também é possível mudar o guarda-roupa de Miku e das outras personagens incluídas no jogo, KAITO, MEIKO, Rin, Len e até Haku e Neru, Vocaloids fanmade que foram adotadas pela companhia. Em 2010 foi lançado Hatsune Miku: Project Diva 2nd, um jogo similar ao primeiro, com algumas mudanças, como mais personagens e musicas novas. Nesta versão, Neru e Haku receberam vozes própria (Derivadas de Rin e Miku, respectivamente.)

Fanmades oficiais



Há algumas fanmades, que são, claro, vocaloids feitas por fãs, ou seja, que na verdade não são vocaloids e sim versões criadas por fãs que admiram muito as personagens, usando a voz de um Vocaloid já existente em um tom diferente. A Crypton (Uma das empresas que criam Vocaloids) oficializou algumas personagens, que são: Akita Neru, Haku Yowane, MEIKO Sakine, Tako Luka e Miku Hatsune..

4 comentários:

Anônimo disse...

amo essas bonecas virtuais sao d mais rodriga

Anônimo disse...

Cla diz: amei vou super esses videos tudo pq minha amiga viciada em anime e mangá me mandou um video e eu amei!!!!!!!

♥thauani♥ disse...

nossa eu nunca esperei que pudesse existir uma boneca virtual no mundo real e cantar!!parece o filme pixel a garota perfeita!!

Anônimo disse...

eu nuca pesei que esisstise um blog sobre a hatsune bj :)

Postar um comentário

Postar um comentário