sábado, 30 de junho de 2012

Sorvete




Sorvete pra mim é uma das invenções mais maravilhosas do mundo, da galaxia, do universo. Uma das minhas sobrimesas favoritas.


O gelado ou sorvete é um gênero de doce frio e consistente, produzido por meio de refrigeração de vários ingredientes, geralmente leite, açúcar e essências.
Tecnicamente, é denominado gelado comestível e definido como um produto alimentício que é obtido ou a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, com ou sem adição de outros ingredientes e substâncias, ou a partir de uma mistura de água, açúcares e outros ingredientes e substâncias que tenham sido submetidas ao congelamento. Em ambos os casos, a produção deve ocorrer sob condições tais que garantam a conservação do produto no estado congelado ou parcialmente congelado, durante a armazenagem, o transporte e a entrega para consumo.


"Baunilha" versus "creme"

Existe uma grande confusão acerca das diferenças entre sorvete de creme e sorvete de baunilha. Apesar de serem popularmente aceitos como o mesmo tipo de sorvete, na realidade o sorvete de creme e o sorvete de baunilha possuem formulações diferentes.

O sorvete de creme é formulado com manteiga de leite e aromatizantes (inclusive o de baunilha). O sorvete de baunilha, por outro lado, não possui a manteiga de leite, e leva extrato de baunilha em uma dose significativamente maior, possuindo, por essa razão, um sabor mais característico.
Devido a essa diferença em suas formulações, costuma-se perceber inclusive uma diferença visual entre os dois tipos de sorvete. Em comparação, o sorvete de creme costuma ser mais amarelo ou amarelado, enquanto o sorvete de baunilha costuma ser branco. No entanto, como a receita dos dois tipos de sorvete não é fixa, nem sempre se observa essa diferença de coloração, podendo um sorvete de creme ser branco, ou inclusive um sorvete de baunilha resultar amarelado.
O sabor baunilha é geralmente encontrado na massa branca do sorvete napolitano, que possui três sabores: chocolate, baunilha e morango, e também nas máquinas de sorvete de casquinha estilo "fast food", as quais costumam disponibilizar os sabores baunilha, chocolate, e misto de baunilha com chocolate.

História

As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre o imperador romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio.
De acordo com a coleção de cartões da cidade de Washington Magalhães, a produção do picolé no Brasil teria sido iniciada em Cataguases, Minas Gerais, no final do século XIX. Mas outras histórias dizem que o sorvete começou a ser confeccionado no ano de 1934, na cidade do Rio de Janeiro, quando chegou, vindo de Boston, um navio com um carregamento de pêssego natural.
 


Dia Nacional do Sorvete

No Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o "Dia Nacional do Sorvete". A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.


Picolé

Um picolé é uma variedade de sorvete que consiste de um bloco de suco de fruta solidificado, vendido usualmente na forma retangular ou cilíndrica, que pode ser consumido segurando-se um palito que o atravessa verticalmente.

Receitinha da Pri

2 bolas de sorvete de morango (poder de frutas vermelhas/amora/framboesa)
100 ml de yorgut de morango
q/n de cerejas em calda

Em um copo coloque as 2 bolas de soverte, despeje o yorgut e acrescente as cerejas em calda.



Como a maioria das meninas planejam suas vidas...rsrs