quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Livro MEU MIOJO - Receitas e Histórias


Em livro, chefs paulistanas dão dicas de como fazer miojo

Macarrão instantâneo completa 54 anos de criação neste sábado (25).
Obra tem receitas diferentes de lámen feitas por 14 chefs brasileiros.


O lámen instantâneo, tipo de macarrão que no Brasil também é conhecido como miojo, completa no sábado (25), 54 anos de criação. E para celebrar a data, o G1 ouviu duas chefs paulistanas que dão dicas para o preparo ideal do prato. As duas participam do livro “Meu Miojo – Receitas e Histórias”, que será lançado no sábado pela Editora Bocatto. A publicação traz receitas de 14 chefs brasileiros. Em geral, as criações desconsideram os temperos prontos em saquinhos que acompanham os produtos e optam por outros preparos rápidos.
O lámen instantâneo nasceu no Japão em 1958, criado por Momofuku Ando. A ideia de adaptar o prato oriental para que ele ficasse pronto em 3 minutos surgiu devido às longas filas que se formavam para comprar alimentos após a 2ª Guerra Mundial, com o racionamento de comida. O macarrão instantâneo chegou ao Brasil em 1965.
Apesar de ser tradicionalmente conhecido pela praticidade, o lámen pode ser a base de pratos interessantes - e inovadores. A paulistana Luiza Hoffmann, 27 anos, passou uma semana fazendo testes de receitas até chegar à combinação que estará no livro, o lámen com figo. O prato leva ainda presunto de Parma, mascarpone e pecan, sem o tempero pronto do macarrão instantâneo. “Todo mundo tem uma receita de miojo de infância. Eu costumava preparar o meu com muito requeijão e parmesão, mas nessa receita quisemos brincar com a ideia do figo e ficou uma delícia”, diz a chef, do restaurante Figo Gastronomia. 
Segundo Luiza, a receita do lámen com figo demora apenas o tempo do cozimento do macarrão para ficar pronta. “A idéia é que a pessoa prepare o presunto de Parma e os outros ingredientes fiquem apenas alguns segundos na frigideira, para que o prato seja rápido e não passe do ponto”, explica.
Outra paulistana apaixonada por lámen, a chef Tatiana Szeles criou três receitas para o livro - essas, nem tão rápidas. A mais brasileira mistura o macarrão instantâneo ao tradicional frango com quiabo, tendo também descartado o tempero pronto que acompanha o produto. Já o preparo mais excêntrico foi inspirado em um prato vietnamita.  “Em todas as receitas investi no caldo, porque acho que miojo tem tudo a ver com caldo. Por isso também criei o miojo Pho, inspirado em uma espécie de sopa muito tradicional no Vietnã, um país que visitei recentemente e adorei”, diz.
O livro com as receitas de Luiza, Tatiana e outros 12 chefs brasileiros terá tiragem limitada de 4 mil exemplares e, segundo a editora, a arrecadação dos direitos autorais será doada para a ONG Banco de Alimentos. A publicação tem preço sugerido de R$ 39,90.
Além das receitas voltadas aos apaixonados por lámen, o aniversário da criação do macarrão instantâneo também será comemorado com a 16ª edição do Festival Lámen, na capital paulista. O evento está marcado para o domingo (26), das 11h às 16h, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, que fica na Vila Mariana. A entrada no festival será gratuita e o prato de lámen poderá ser comprado por R$ 15, segundo a organização.

Dicas de chefs para o preparo
Tempo de cozimento
Não ultrapasse o tempo de cozimento sugerido na embalagem. O lámen fica pronto após 2 ou 3 minutos de cozimento.
Quantidade de água
Se gosta do macarrão sequinho, cuidado para não colocar muita água e transformar seu macarrão em sopa.
Tempero
Para garantir boa textura e sabor, chefs sugerem o cozimento do macarrão apenas em água. O tempero deve ser acrescentado só depois.
Receitas diferentes
Use e abuse de ingredientes do seu gosto para receitas diferentes, mas concentre-se em coisas de rápido preparo, afinal essa é a graça do miojo.
Confira receitas de miojo sugeridas por chefs paulistanas:
Miojo Figo (uma porção)



- 1 pacote de lámen (não usar o tempero)
- 5 ml de azeite composto (1 colher)
- 10 g cebola brunoise (1 colher)
- 10 ml de vinho branco seco (2 colheres)
- 1 figo (30 g)
- 60 g mascarpone (3 colheres sopa)
- 5 g de parma em fatias finas (4 fatias)
- 1 fatia de parma desidratado
- 5 g pecan
- salsa
- pimenta doreino preta
- Sal marinho
- Brotos
MODO DE PREPARO
Cortar fatias finas de parma e levar ao forno baixo até que fique crocante. Torrar o pecan em forno baixo por aproximadamente 2 minutos.
Cozinhe o lámen ao dente. Em um frigideira (fogo médio), adicione o azeite composto, a cebola, o vinho branco, o figo cortado em pedaços pequenos e o mascarpone. Temperar a gosto com sal, pimenta e salsinha. Quando retirar do fogo, adicionar o parma, decorar com pecan, os brotos e o crocante de parma.
Miojo Pho (4 porções)




CALDO
- 1 pedaço de gengibre
- 2 cebolas grandes
- 3 kg de osso de boi
- 5 l de água
- 2 canelas em pau
- 2 colheres de sobremesa de coentro em grãos
- 1 colher de sobremesa de semente de erva-doce
- 5 anis estrelados
- 4 sementes de cardamomo
- 8 dentes de alho
- ½ xícara de molho de peixe
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Sal
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
FINALIZAÇÃO
- 300 g de lagarto assado cortado em fatias
- 3 porções de miojo
- Folhas de hortelã
- 10 folhas de coentro
- 10 folhas de manjericão thailandes
- ½ cebola roxa cortada
- suco de limão
- 2 pimentas dedo de moça
- 200 g de broto de feijão
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
MODO DE PREPARO
Assar o gengibre e a cebola por 15 minutos, a 160ºC. Cozinhar os ossos por 5 minutos em água fervente. Trocar a água, somar o gengibre, a cebola, o alho, a pimenta dedo de moça, as especiarias e cozinhar por duas horas em fogo baixo.
Coar a mistura e somar o açúcar, o molho de peixe e o sal. Cozinhar a massa em água fervente. Servir num bowl o caldo, a massa, fatias de lagarto, as ervas, pimenta, broto de feijão e regar com suco de limão.
link:G1

Miojo Mix com Chèvre, Rúcula, Gengibre, Maçã e Crocante de Presunto Cru
Ingredientes:
1/2 dente de alho picado cortado em lâminas
1/2 colher (chá) de gengibre cortado em laminas
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 pacote de Nissin Miojo
1/2 maçã fuji cortada em palitos
10 folhas de rúcula picadas
60g de queijo de cabra frescal
1/2 colher (chá) de raspas de limão
30g de presunto cru crocante
Modo de Fazer:
Para fazer o presunto cru crocante, coloque as fatias cortadas em tiras em uma forma, leve ao forno à temperatura de 90°C durante aproximadamente 20 minutos até ficar crocante. Aqueça a frigideira, doure o alho e o gengibre no azeite. Junte o miojo já cozido, a maçã (reserve um pouco da maçã para enfeitar) e a rúcula. Coloque as maçãs, o queijo, as raspas de limão e o presunto cru. Sirva a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário