quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cabelo Platinado.... Que trampo!!!!!



As vezes a gente acha que tá tudo ok e que o cabelo vai aguentar platinar, mas, nem sempre.
Tem gente também que acha que platinar é fácil, e MANTER platinado é fácil, só porque consegue bons tons com descolorante.
Mas, cabelo platinado é chato e frágil, e se você não seguir algumas dicas básicas, o cabelo pode não aguentar.
Observação: Não é porque o corte químico ou ressecamento não aconteceu no dia da aplicação da tinta/descolorante, que não vai acontecer depois.
Os estragos capilares nem sempre aparecem no dia.
Então, algumas dicas da minha experiência, não são FATOS, são conselhos, e como são de graça, podem não ser os melhores do mundo, mas…a gente tenta:
 Dica 1:  Não tente platinar um cabelo cheio de química!
A pessoa tem tinta vermelha, passou preta por cima e um resto de rosa nas pontas, quer decapar tudo isso pra platinar. Sabe a única coisa que me irrita mais que isso? Pedirem pra enviar dicas pra resolver esse problema por e-mail.
Mas sério, roubada mór. Já é um saco platinar  e manter um platinado em um cabelo virgem, ou com só um tonalizante ou coisa assim, imagina um cabelo cheio de tintas? e quem usa alisamento então? Platinado é incompatível com quase tudo.
 Dica 2: Descolorantes e tinturas profissionais/boa qualidade:
Quando eu digo boa qualidade, isso significa  que você não vai encontrar nada de bom na farmácia, fato 1.
Fato 2, não necessariamente tem uma Ikesaki da vida na sua cidade onde você vai encontrar os melhores produtos.
Conforme-se, comprar pela internet não é tão difícil nem ruim, eu compro, e mais um monte de gente compra. Só procurar sites e lojas virtuais de confiança e se jogar.
Marcas: Eu só indico Supermeches, Igora e Blond Me. O resto, pra platinar, não. CORRÃO.
Oxigenada: Tem que ser no mínimo estabilizada, mas só isso não ajuda tanto assim. Adoro a oxigenada da Amend e ela é fácil de achar. A que eu uso é da Alfaparf. Infelizmente nunca usei a do Blond Me, faltou oportunidade$.
Tinturas: Indico Alfaparf e Color Perfect, apesar de ter outras linhas profissionais boas. PROFISSIONAIS. Koleston, Márcia, Cor & Tom não são pra platinar. Combinado?
 Dica 3: Não altere nem invente nada pra potencializar a descoloração
A descoloração em si já não é uma coisa que seu cabelo ama. Mais de uma, seu cabelo ama ainda menos.
Alterar a proporção, usar calor pra potencializar a descoloração, seu cabelo não vai curtir. Já vi cabelo ficar elástico, estando virgem, simplesmente porque a pessoa usou papel alumínio em volta da mecha. Um simples detalhe muda tudo.
E sem comentários sobre colocar amoníaco na descoloração, né? Sou contra, super contra, absurdamente contra, qualquer coisa misturada ao descolorante, em especial amoníaco.

Dica 4: Manutenção intensiva e frequente:
Não adianta atingir a cor, cuidar no dia, na semana, sei lá, e depois de aparentemente melhorado, esquecer do cabelo.
Se tiver rolado várias descolorações, esse cabelo será eternamente frágil e vai te dar um certo trabalho mante-lo bonito. Porque não adianta ficar feliz que o cabelo não tá elástico, não quebrou, sei lá, e o cabelo tá uma palha.
Então, pelo menos, você precisa de bons cremes, alguns óleos pra combater a porosidade, leave ins, shampoos dignos e tal.
É uma coisa que funciona tipo assim: Produtos caros são mais concentrados e, em tese, mais completos. Produtos L’oreal Professionnel por exemplo, como Absolut Repair,  fazem muitas vezes a função de hidratar e reconstruir. As 2 mascaras do Moroccanoil, se usadas num esquema legal, fazem as 3 etapas, de reconstrução, hidratação e nutrição.
São mais caras, mas provavelmente você consegue se virar com 2 produtos apenas, sem precisar complementar com muita coisa.
No fim, sai muito caro cada ida a perfumaria e os gastos são muito maiores…

Mas poxa, isso tudo sai caro…
Eu aprendi que o barato sai caro, e  muitas coisas podem ser compradas aos poucos,  sem desespero.
e a dica mais importante de todas:
TENHA CAUTELA E NÃO QUEIRA A COR IDEAL DO DIA PRA NOITE!
Mais algumas dicas rápidas:
-Não saia descolorindo loucamente,
-a neutralização, shampoos desamareladores e violeta genciana na mascara de hidratação são seus amigos.
-Argan te amará pra sempre
-umectação resolverá sua porosidade
-reconstrutores: use-os com moderação
-toda lavagem vale a pena dar uma hidratada rápida. cremes de hidratação de 3-5 minutos tem de montes e preços variáveis.
-não esqueça o descolorante na sua cabeça por horas
-não se suicide por causa do amarelo ovo até chegar no tom ideal.

Ressalvas Importantíssimas:
- Requer descoloração e/ou uso de tinturas fortes e com água oxigenada de alto volume;
- Sim, estraga o cabelo;
- Não tem como eu te dizer: com 1 descoloração você fica platinada ou com 10. Isso varia muito da pigmentação natural do seu cabelo, e não necessariamente por ser mais escuro, mas sim da quantidade de pigmentos acinzentados x vermelhos;
- “ai Raki meu cabelo tá preto azulado, embaixo tem ruivo brilhante, quero platinar, como faz?” – vai se jogaaar em tratamentos capilares e ir com calma. Vai ficar com o cabelo feio por uns tempos, melhor uma cor horrível do que careca, né?
- Não tem como eu saber também o tanto que seu cabelo vai suportar de químicas, o fato é que quanto mais fino, mais ele estraga/arrebenta/fica elástico. Cabelo platinado requer muita paciência e cuidados, não precisa gastar milhões e milhões pra manter, mas é bem mais caro que manter ruivo ou com cor fantasia, por exemplo.
- Não existe nenhuma tinta branca, o que existe são toners/tonalizantes desamareladores, que são produtos com tons roxos ou azuis, que anulam o amarelado. Lembrando que só funcionam no cabelo já claro, a partir de um loiro palha.  Keraton, Branco Ice da Exotic entre outros, não fazem milagre.
- TINTA NÃO COBRE TINTA! Se o teu cabelo tá tingido de preto e quer ficar loira, não adianta comprar um koleston 9 que nem vai prestar. Decapa tudo, tira a tinta existente, e aí dá pra pensar em usar tintura.
Agora, vamos pra luta:
Escolha dos produtos:
Não posso dizer qual método é o melhor pra você, varia demais de cabelo pra cabelo e o tom dele etc. E a facilidade de clarear de cada um.
Pra mim, que tenho o cabelo extremamente amarelo, me dou melhor com descoloração do que com tintura.
Descoloração: Uma descoloração abre no máximo 7 tons (em tese) então se seu cabelo é preto, tom 1, dificilmente você conseguirá um tom 11 ou 12 de uma vez.  Ainda mais se tiver tinta escura. 
A marca do descolorante vai influenciar muito no resultado, mas vai mais do “gosto” do seu cabelo. Naturalmente, o que é mais caro, tende a dar um resultado melhor. Eu nunca usei o Igora da Schwarzkopf (nossa, consegui escrever isso sem olhar no google, que progresso *-*) inclusive se alguém quiser me dar, aceito. Não tem onde moro, mas muita gente me diz que é excelente, que clareia até 8 tons. Eu adoro o supermeches da alfaparf. Uma marca popular, fácil de achar e queridinha dos descoloridos é o da amend, de embalagem vermelha. Não gosto do platine precision da l’oreal (ai, l’oreal, sempre me desapontando…) e yamá, lightner, blondor e afins, só se a grana tiver muito curta e você não encontrar outra. Obs.: descolorante sem amônia não vai te ajudar nesse caso, dê preferência aos de pó azul.
A oxigenada, é legal você usar da mesma marca do descolorante, mas nenhuma catástrofe acontece se não usar. Volume: 30 ou 40, eu tenho usado a de 30, porque não vejo grandes diferenças.
Intervalos entre as descolorações, please! Quanto tempo? Até que você recupere o cabelo da descoloração anterior. 3 dias, 2 semanas, 1 mês? Segura a onda e intensifica o tratamento, como disse, antes o cabelo de uma cor feia do que sem cabelo nenhum.
tintura: Se teu cabelo platina já com tinta, é ótimo. Não financeiramente, porque a tinta é mais cara, mas danifica um pouco menos – não muito menos – mas já é alguma coisa.
Pra maioria das pessoas, pode ser necessária uma descoloração, e daí dá pra fazer a manutenção com a tinta, pra quase todo mundo funciona assim.
TOP OF MIND DOS PLATINADOS: Color Perfect nos tons 12, a 12.89 é a mais alta, mas é um loiro mais dourado, eu adoro a 12.11 porque ela é acinzentada. Todas as 12 da CP vão dar o mesmo estilo de tom.
Eu prefiro as da Alfaparf, as Evolution of the Color Platinum, a receitinha é sempre a 11.21 ou a 11.10 (não tem 12 dessa marca) e tem o 0SP, que auxilia pra que o tom abra ainda mais, segundo  a embalagem, clareia até 5 tons, e é um booster, um potencializador da tinta. “posso usar só o 0SP?” – não.
(o 0SP pode ser usado na color perfect também, sem problemas), a receita é essa:
- meia bisnaga de 12.11 ou a 11.21, a tintura mesmo;
- meia bisnaga de 0sp;
- 2 potinhos de oxigenada 30 ou 40.
Sempre respeitando essa proporção.
Não usei da amend, nem de nenhuma outra marca, então não vou saber te dizer se serve/se é boa/se funciona. Mas, obviamente, existem outras “fórmulas” platinadoras em outros blogs por aí (quem quiser compartilhar receitas, super aceito)
Quando eu usava tintura, costumava colocar um pouco de pó descolorante e aumentar a quantidade de oxigenada, só assim pra eu conseguir ficar platinada com tintura. (lembrando que a ox sempre deve ser colocada o dobro, seja da tinta, seja do descolorante).
Pronto, meu cabelo está bem clarinho, mas está amarelado. QQ EU FAÇO?
- vai usar tonalizantes roxos/azuis/cinzas.
- shampoos desamareladores de uso frequente.. Tem da acquaflora, da amend, phytogen que é da kert, entre outros. serve pra lavagem comum e prometem tirar o amarelado. tem os condicionadores também, efeito progressivo e bem sutil.
- tonalizantes tipo tinta fantasia, o polar ice da keraton e branco ice da exotic, ambos de base azul, além do keraton banho de brilho prata (tem que misturar com creme senão chumba!) são eficazes, mas tem que ser no cabelo loiro palha.
- violeta genciana: aquele remedinho roxinho. tudo de bom na vida de uma pessoa loira, vc pode colocar tipo, meia tampa no shampoo e lavar sempre que não mancha (no condicionador, mancha) ou usar como eu uso: umas 2 ou 3 gotinhas misturadas na hidratação que você for usar, umas 2 colheres de sopa – deixando um creme lilás claro. pode ficar com isso na cabeça q nao mancha. caso você cometa um erro na dose de VG, relaxa que em poucas lavagens a cor volta ao normal.
*toners precisam ser usados com frequência.











2 comentários:

Anônimo disse...

Pri amei o post... Gostaria de saber se vc usa a tinta 11.21e 0,ox de 40,pó descolorante tudo junto ou vc descolore primeiro depois pinta...

Nathálya Ramos disse...

adorei ja estou seguindo o blog amo cabelo platinado se puder seguir meu blog agradeço pois estou começando http://luxobombom.blogspot.com.br/ bju

Postar um comentário