domingo, 25 de julho de 2010

Villa Medieval - São José dos Campos

Há muitos lugares em SJC que muita gente nem sabe que existe..... a Villa Medieval é um deles.

Fernando de Mendonça pode ser considerado um Rei, afinal, além de morar num castelo, construiu mais dois para servir de abrigo para a artes e espetáculos de altíssimo nível, você não acredita? Então confira neste meu texto que fiz inspirado e em homenagem ao jornalismo "gonzo":


Era para ser mais uma entrevista para compor uma reportagem que eu estava fazendo, mas desta vez, confesso, fui surpreendido por uma aura mágica, misteriosa e surpreendente que toma conta da "Villa Medieval"( http://www.castelo.art.br/ ), um conjunto arquitetônico inspirado nos Castelos Medievais Europeus, inserido em meio a uma natureza exuberante e o mais incrível: em plena cidade de São José dos Campos.
Situada à Estrada Bezerra de Menezes, 800, no bairro Torrão de Ouro II, a Villa Medieval é o que podemos chamar de um lugar "escondido", afastado do centro da cidade, quem passa em frente não faz idéia do há lá dentro graças ao enorme muro que circunda a propriedade.
Antecipadamente eu só sabia que deveria entrevistar o engenheiro e arquiteto Fernando de Mendonça, um entusiasta da cultura erudita, que há três anos promove eventos culturais de altíssimo nível, em sua propriedade, com os melhores e mais renomados artistas internacionais e que ele morava num "Castelo". Informação bastante esquisita, mas também motivadora.
Ao chegar ao endereço, fui orientado a estacionar o carro próximo ao Centro de Convenções/Spa, uma construção inspirada na Torre de entrada da cidade de Monmouth, País de Gales, construída na segunda metade do século XIII. Ali funciona o escritório e parte da estrutura como por exemplo: uma sauna, uma raia semi-olímpica, home-theater, trilhas na mata, churrasqueira e inclusive oito suítes. Eu fiquei impressionado com todo o paisagismo e mais ainda com a arquitetura do que eu achava ser o tal "Castelo".
Fui recebido pelo "Rei" Fernando de Mendonça, em seu escritório, uma pessoa simpática e muito entusiasmada com a possibilidade de usar sua estrutura para difundir a cultura das mais diversas artes e promover artistas brasileiros através de intercâmbios com artistas internacionais já consagrados. Para a minha surpresa, ao término da entrevista, quando eu sugeri a possibilidade de fotografar o local para melhor compor minha matéria, fui surpreendido com a orientação de que deveríamos ir de carro. Embora, confesso, não tivesse compreendido bem a necessidade do carro, acatei.Passamos por um portão, seguimos por uma estrada que corta um bosque e entre uma curva e outra o generoso anfitrião indica: "desta clareira é o melhor lugar para fotografar o castelo à distância". Saí do carro pensando: "putz! E eu achando que o castelo era aquele primeiro". Intimamente fiquei com vontade de rir de mim mesmo, mas me comportei com naturalidade, embora estivesse fascinado com o cenário que via e que definitivamente me transportou para outro local, outra época, fazendo-me esquecer até que estava na pós-moderna São José dos Campos.Em meio a alguns pedreiros que fazem a reforma do Castelo, que leva o nome da filha de Mendonça: Centro de Artes Suzana Lais de Mendonça, deparo-me com uma arquitetura medieval inspirada no Castelo de Langeais (século X) situado no Vale do Loire na França. Como se pode constatar nas fotos que ilustram este meu texto é de deixar qualquer pessoa impressionada e encantada. O Castelo abriga uma sala de música com 250 lugares, uma sala de conferência com 260 lugares, uma sala de dança com 100m², dez estúdios para música e pintura, seis suítes e uma capela ecumênica para 250 pessoas, tudo isso em 2500m² de área construída.
A idéia deste Centro de Artes não é restringir o acesso a um público apenas elitizado, pelo contrário, Mendonça acredita que é muito importante desenvolver o interesse dos jovens pela cultura erudita de qualidade e assim formar um público para o futuro. Ele ainda ressalta que "a cultura popular é importante, mas os jovens precisam conhecer e saber que existem outras culturas interessantes que podem acrescentar muito na formação individual e que isso pode refletir no âmbito social". Ele demonstrou-se um tanto decepcionado com algumas escolas municipais de São José dos Campos que foram convidadas a levar seus alunos para conhecer e assistir apresentações, mas que refutaram a idéia, embora tivessem à sua disposição transporte oferecido pela "Villa Medieval".Mesmo isto não o demoveu da idéia de incentivar o apreço pela cultura erudita entre os jovens e crianças, ele espera que a escola de música, que será criada a partir do ano que vem, possa encontrar talentos e gerar expoentes internacionais a partir do Vale do Paraíba. A criação de todo o complexo faz parte da filosofia de vida de Mendonça que baseia-se na crença do poder de enriquecimento cultural da sociedade através da educação artística, da excelência e da integração dos esforços já existentes, neste sentido, em São José dos Campos. Espera-se que, através de parcerias com instituições nacionais e internacionais de renomado valor, no prazo de dez anos consiga-se projetar internacionalmente jovens artistas brasileiros.
O empreendimento precisou crescer em função do aumento de interesse do público e também porque a estrutura do Castelo de Arcádia, construído para ser a residência do "Rei" da Cultura e que foi inspirado no Portal de entrada da residência do príncipe Von Erbach construída nos primórdios do século XIV em Fürstenau em Darmstdat no centro da Alemanha, já não comportava mais a magnitude dos eventos. Embora este outro o Castelo conte com 13 suítes, uma ampla sala de jantar com 90m², sala de recepção, pent-house no topo e elevadores que vão até o sexto andar, seus convidados, que costumam vir de outras cidades e regiões para acompanhar os eventos culturais necessitavam de mais acomodações.
Os eventos são patrocinados pelo próprios anfitrião que conta com a colaboração dos seus convidados para amenizar o prejuízo financeiro, uma vez que trazer Orquestras de Câmara com diversos músicos para o Brasil é custoso. No entanto, Mendonça reafirma que a idéia principal é mesmo compartilhar o acesso às culturas e artes de nível excelente com artistas nacionais com o intuito de beneficiá-los e contribuir para a sua evolução técnica e conceitual.
Esta filosofia toda é nobre em demasia, bom seria que tivéssemos outros tantos entusiastas como o "Rei" Fernando de Mendonça, afinal, será que alguém duvida que será através da educação de qualidade que poderemos mudar os rumos deste nosso país? Pois bem, o que podemos desejar é uma vida longa para o Rei!

11 comentários:

Natália Guerreiro disse...

nossa, não conhecia mesmo! obrigada pelo texto. infelizmente, o site do castelo está totalmente desatualizado. refere-se a 2005. o castelo ainda está em funcionamento? como se entra em contato?

Priscila Germano disse...

Tbm tentei entrar em contato com eles mas nao consegui....
se achar..me avisa....
se eu achar te aviso...rsrs

João Paulo disse...

eu tenho o numero deles,e vou fazer um evento =)
joaopaulo_1@hotmail.com
me manda por email que eu passo o contato e valor tmb que é beeem salgado rs.

Anônimo disse...

UM LUGAR MUITO LINDO PARA SE CASAR SERA QUE E MUITO CARO PARA UM EVENTO ASSIM ?

Anônimo disse...

UM LUGAR MUITO LINDO PARA SE CASAR SERA QUE E MUITO CARO PARA UM EVENTO ASSIM?

Rosemary disse...

LINDÍSSIMO! É, São José dos Campos é assim, uma cidade cheia de belezas, surpresas e multicultural! Amo esse lugar!

Anônimo disse...

gostaria de saber se é possivel visita-lo, ir aos eventos musicais e de arte, como seria isto possivel, pois minha esposa e eu somos amantes da musica classica e de toda a especie de arte.Meu nome é Socrates Lopes Machado e meu email: soloma@globo.com

Priscila Germano disse...

Olá, a informação que tenho é que só fazem eventos fechados.

Anônimo disse...

adorei acabei, consegui terminar o meu trabalho

Unknown disse...

Minha vo mora perto e então vi o castelo . Resolvi entrar nele , consegui pela porta dos fundos , vocês tem que pegar uma trilha e então sai direto na cara do castelo branco (castelo da FILHA do Mendonça )

Anônimo disse...

Oi, Realmente é um lugar maravilhoso, que pode abrigar seu evento com muito romantismo e contos de fadas!
Vc pode abrigar seus convidados para o fim de semana, sabado e domingo, e ter um casamento ou seu evento dos sonhos por R$ 85.000,00 geralmente realizam dois eventos por anos!

Postar um comentário