sábado, 3 de abril de 2010

A.I. - Inteligência Artificial

É um filme lindo de Steven Spielberg lançado em 2001, a partir de um projeto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos.

No futuro, onde parte das terras foi inundada pela elevação do nível dos mares e andróides convivem com os seres humanos, um cientista resolve, após perder seu único filho, criar um robô com todas as características daquele - inclusive a capacidade de pensar e sentir.

Na iminência de perder o único filho, doente e em estado vegetativo, o casal Harry e Monica Swinton adota o primeiro desses andróides. Após a resistência inicial, a mãe ativa os comandos que dotarão o robô da capacidade cognitiva e de sentimento que farão que este reconheça Monica como sua mãe. Ocorre, entretanto, que o filho verdadeiro recupera-se e, num acidente no qual David não tem culpa, é acusado de ser uma ameaça. Perigos desconhecidos ameaçam o pequeno andróide que, apesar de ser uma máquina, foi programado para agir e interagir com uma mente infantil, extremamente afetuosa. Monica, para que o pequeno não seja destruído pela indústria de reciclagem, abandona-o numa floresta junto com Teddy, um pequeno urso de pelúcia que pertencia ao filho de Monica (este urso também foi programado para raciocinar autonomamente, o urso era engraçado pacas...e muito fofo). Após estar desligado durante anos, Monica introduz o dispositivo que o põe de novo em funcionamento. Na floresta, David e Teddy são deparados com um despejo de fragmentos de robôs, destruídos nas feiras de carne, organizadas pelas pessoas para destruir essas máquinas, pensando que estas vão dominar o planeta e ultrapassar a inteligência humana.

Neste momento, David e Teddy encontram Joe, uma máquina em forma de adolescente, bastante musculoso, programada para se prostituir para mulheres verdadeiras. Joe fôra enviado para a feira de carne, por ser acusado de ter matado uma mulher humana; porém este consegue escapar intacto.

Na sua fuga, Joe, ao encontrar David e Teddy (estes também estão fugindo da feira), passam a ser bastante amigos. Teddy no entanto é perdido no meio da confusão da entrada da feira. Joe passa a acompanhar David em todas as suas aventuras, principalmente no sonho deste em tornar-se uma criança humana.
Os dois partem para a Cidade Vermelha, um local completamente dominado pela alta tecnologia, onde fabricaram Joe. Aí eles vão ao Dr. Que Sabe, um supercomputador, equipado com fala e que responde a tudo que alguém queira saber. Porém, para que o programa se ative é necessário introduzir algum dinheiro, que se vai gastando à medida que o programa é usado. Dele obtém a informação de que um ser inanimado ganha a vida pela Fada Azul, da história Pinóquio de Carlo Collodi.


Collodi e Pinóquio, inspiração para A.I.Perseguido, refugia-se dentro do transporte voador com Joe, com destino a Manhattan, o único local de Nova Iorque que escapara à glaciação. À chegada, coincidentemente, mergulha diante de um parque de diversões onde a motivação era a história do boneco de pau - justamente diante de um ornamento com as formas da almejada Fada Azul.

Chegado a Manhattan, David encontra uma cópia fiel sua, que lhe afirma ser verdadeiro. David, pensando estar diante do seu protótipo, atira-o ao chão e pontepeia-lhe a cara, conseguindo-o destruir. Aí descobre que não passava duma máquina igual a ele. Aparece o Professor Hobby, que o acalma, explicando que é necessário fabricar mais máquinas como ele e, que não é possível que ele se torne numa criança de verdade.

sentindo-se triste David vai até o parapeito do prédio e se joga de lá na água, mas Joe mergulha com o helicóptero e o salva levando-o para cima. Então a polícia aparece e apreende Joe que diz para david: " quando você crescer diga para as mulheres que eu existi. " e antes de ser levado aperta um botão que faz o helicóptero submergir em encontro com o parque de diversões novamente. Na verdade a fada azul era apenas um brinquedo de um parque de diversões que estava submergido pela água. Alguns cabos de aço se partem, na viagem até o parque, derrubando um dos brinquedos em cima do helicóptero e deixando David preso implorando a Fada Azul para ser um menino de verdade.

Aguardando a manifestação da Fada, o tempo passa, sem que nada ocorra. O tempo passa. Depois de 2000 anos toda a água converte-se em gelo, numa nova glaciação.

Robôs mais evoluídos, que provavelmente encontrou outras formas de existir em outros planetas, já que a terra estava em era glacial, foi realizar pesquisas arqueológicas no planeta, sabendo que a raça humana não existia mais, procuravam por máquinas criadas pelos humanos, e por acaso, encontram e reanimam o pequeno robô e concedem-lhe o último desejo: ter de volta a sua amada mãe, ainda que por um único dia.

Sinceramente quando assisti da primeira vez eu chorei no final...fiquei com mó dó do robozinho...rsrs...Tadinho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário